Workshop/Minicurso - Metodologias Ativas


Para a sua Equipe um Encontro de Formação Continuada/Capacitação
Previsão/Sugestão do Workshop/Curso/Encontro de 08 horas
Manhã: 8h30 às 10h00 – Palestra I – A Importância das Metodologias Ativas no desenvolvimento pessoal. Enfoque: Como as Metodologias Ativas promovem o desenvolvimento de competências e valores pessoais, acadêmicos e profissionais, e como ela potencializa a aprendizagem levando ao aumento da performance acadêmica.
10h às 10h30 – Intervalo
10h30 às 12h00 – Palestra II – Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa em Grupos de PBL, TBL, Projetos e Cooperative Learning. Enfoque: Como e em que medida ocorrem as interações entre os grupos de aprendizagem no nível individual, em duplas, subgrupos, pequenos grupos e grandes grupos (micro e macro) potencializando ou diminuindo a qualidade da aprendizagem?
Pausa - 12hàs 13h30 – Almoço
Tarde: 13h30 às 15h – Oficinas e Workshop. Iº Workshop. – Estratégias, Aulas, Dinâmicas, Jogos e Modelos em Metodologias Ativas - Para a condução do processo de ensino e aprendizagem ao desenvolver os elementos chaves das metodologias ativas e cooperativas: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária, Processamento e Dinâmica de Grupo e Interação Promotora (positiva e promotiva) entre os participantes.
15h às 15h30 – Intervalo
15h30 às 17h – Oficinas e Workshop. IIº Workshop. Dinâmicas, Estratégias, Pesquisas e Ludicidade na Pirâmide da Aprendizagem - As mais recentes pesquisas sobre a Pirâmide da Aprendizagem, o aumento da aprendizagem através da concentração, compreensão e retenção, em diferentes caminhos de ensino e aprendizagem que também envolvem mídias digitais, TI e as disciplinas do currículo base nacional.

Se a sua Equipe é formada por docentes da Educação Básica, os workshops poderão ser divididos em dois grupos: 
Grupo I – Educação Infantil e Fundamental 1 (Propostas de Atividades específicas para os estudantes nesta faixa etária)
Grupo II – Fundamental 2 e Ensino Médio (Propostas de Atividades voltadas aos alunos do sexto ao nono ano, e aos alunos do Ensino Médio).

Explicações Importantes sobre esse Encontro/Workshop de Capacitação/Formação
As pesquisas conduzidas por especialistas em educação da Europa (países com alta performance no PISA), Estados Unidos e Japão mostram que de fato os alunos aprendem mais e alcançam melhores resultados acadêmicos nas metodologias ativas baseadas em aprendizagem cooperativa, ao mesmo tempo em que estudam e se desenvolvem numa atmosfera mais interativa, colaborativa, participativa e cooperativa. Essa proposta metodológica sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas próprias estratégias de metodologias ativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

As Metodologias Ativas baseadas em aprendizagem cooperativa são modernas metodologias de ensino e aprendizagem fortemente embasada em pesquisas educacionais e têm se mostrado eficiente em diversos contextos de aprendizagem. Vários países como, por exemplo, Estados Unidos, Dinamarca, Japão, Canadá, Austrália, Israel e Finlândia utilizam e incentivam esses modelos, pois eles:
a)          promovem o aumento da performance  acadêmica,
b)          melhoram a autoestima dos estudantes,
c)          desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal,
d)          estimulam e criam condições para o protagonismo dos estudantes,
e)          desenvolvem competências profissionais ligadas ao trabalho em equipe,
f)          criam, permitem e propiciam uma atmosfera educativa que leva a vivência e desenvolvimento de uma educação sócio-emocional ao promover valores como empatia, responsabilidade, solidariedade, tolerância e respeito;
g)          permitem e incentivam atividades sociais entre os estudantes.
            

No minicurso dado em 8h são apresentados os fundamentos das propostas, mesclando teoria e prática, além das contribuições de grandes pensadores da educação sobre aprendizagem, interação, cooperação, solidariedade, competências e relacionamentos interpessoais, são apresentadas e vivenciadas várias estratégias, dinâmicas, jogos e atividades para promover o aumento da aprendizagem e da interação entre os estudantes.

Objetivos
- Promover um ambiente de formação continuada para os docentes e equipe pedagógica para compreender e aplicar as grandes contribuições dos autores clássicos, e contemporâneos na sua ênfase à necessidade de cooperação no ensino e na aprendizagem;
- Preparar os docentes para a aplicação prática de variados modelos de ensino e aprendizagem baseados nas metodologias ativas e na pedagogia da cooperação em consonância com o avanço da tecnologia, dos saberes e da diversidade;
- Observar, verificar e analisar as interações e o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e interpessoal na aplicação prática dos diferentes modelos de ensino;
- Motivar docentes estudantes para a aplicação dos pressupostos do ensino e aprendizagem cooperativa na prática das diferentes atividades do trabalho em grupos;
- Sistematizar em relatórios, filmagens e outros registros os modelos, as vivências educacionais e as práticas de ensino e aprendizagem.


Conteúdo
Ao vivenciar situações de ensino e aprendizagem (workshop), ou nas preleções (palestras), haverá muita interação entre palestrante e participantes enquanto os seguintes temas serão trabalhados:
- Apresentação de aulas, estratégias, dinâmicas e jogos em Metodologias Ativas: Estratégias para compartilhar conhecimento; para divisão e formação de equipes; para trabalhar a interação promotora; para o desenvolvimento da responsabilidade; para manter o silêncio ou diminuir o ruído em grupos produtivos; para planejar as aulas ativas e cooperativas; para sequência de aulas; dicas e sugestões de filmes para promover a cooperação e para a formação de valores; sugestões para acompanhar o ritmo de trabalho nos grupos dos alunos; para construir avaliações de conhecimento progressivo, cumulativo e sequencial.
- De que maneira a aprendizagem Cooperativa e Colaborativa promove o aumento do rendimento escolar, da aprendizagem e da performance acadêmica.
- Como e em que medida ocorrem as interações entre os grupos no nível individual, duplas, subgrupos e grandes grupos (micro e macro) potencializando ou diminuindo a qualidade da aprendizagem.
- Como ensinar Valores, Competências e Habilidades através das Metodologias Ativas.
- Como os grupos passam pelas fases de conhecimento, conflito, superação e produtividade.
- As Estratégias, Dinâmicas, Jogos e Modelos Ativos para a condução do processo de ensino e aprendizagem.
- Como alcançar os elementos-chaves: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária, Processamento e Dinâmica de Grupo e Interação Promotora (positiva e promotiva) entre os participantes.
- Projetos Interdisciplinares potencializam o aprendizado das habilidades de trabalho em equipe e o protagonismo dos estudantes.
- O passado e o presente das pesquisas sobre a Pirâmide da Aprendizagem (Dale, 1968; NTL, 1970; Glasser, 1976; Genovese,  2004; Subramony et. al., 2014; Carvalho, 2019).
- Sala de Aula Invertida e o Uso da Pesquisa e Tecnologia da Informação nos Processos de Ensino e Aprendizagem;
- Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Disruptiva.
- Estudantes de alta performance acadêmica aprendem mais em grupo ou sozinhos?
- Grupos Cooperativos e Grupos Competitivos se equivalem quando o assunto é aprendizagem?
- O tempo de atenção concentrada se mantém igual em diferentes contextos de ensino e aprendizagem
- A importância das Metodologias Ativas – elas buscam aumentar a performance acadêmica (rendimento) ao motivar e engajar de maneira real os estudantes em propostas de ensino e aprendizagem para que se desenvolvam e aprendam de forma autônoma, cooperativa e participativa, a partir de problemas, projetos e situações reais.


Justificativa

Partindo do princípio de que a educação é, de certa forma a expressão do contexto cultural e da história, sabemos que ela por si só não pode modificar todos os problemas da sociedade, mas sem ela nenhuma grande modificação se faz.

Assim, em contextos de modernidade, qual prática se reflete em sala de aula e na escola? Qual prática se reflete nos contextos educativos? Se temos clareza de que, ao mesmo tempo em que a educação é determinada por um contexto social mais amplo, ela também pode representar e colaborar para a transformação do contexto imediato, logo, professores conscientes podem e fazem a aplicação de modernas estratégias para alcançar seus alunos no contexto da modernidade. Mas um fator é decisivo nessa reflexão: estar pronto para a mudança. Trata-se de uma tarefa complexa, que implica o debruçar-se sobre o real e vivenciar a realidade da transformação do mundo, da sociedade, dos alunos, da escola e, porque não, da práxis pedagógica, da prática docente.

Ocorreram ao longo dos últimos anos várias mudanças na postura discente face à modernização da sociedade. Além disso, outras mudanças estruturais deveriam fazer-nos repensar nossas práticas: os programas de inclusão, o aumento do acesso, os PCNs, o avanço da tecnologia, a diversidade, o tratamento da questão quantidade e qualidade na educação, a sociedade coletiva face ao individualismo do mundo moderno, a competição predatória no mundo do trabalho diante da necessidade real de cooperação para a melhoria da qualidade de vida de todos. Diante de tudo isso, faz-se necessário cada vez mais pensarmos em modelos, estratégias e métodos que enfatizem a ajuda mútua, a partilha, a cooperação e a solidariedade pensadas como posturas modernas em termos de didática para a prática da nova geração de professores numa sociedade digital, interativa e em mudanças contínuas.

Apresentar aos docentes novas estratégias de ensino e aprendizagem baseados em cooperação e mostrar-lhes a maneira de usar essas ferramentas didático-metodológicas (como diferentes modelos de ensino) e como construí-las e reconstruí-las é quase um dever na busca de uma educação de qualidade na modernidade. E com a ênfase atual na educação brasileira e mundial baseada em padrões (PCNs, ENEM, Prova Brasil, SARESP, PISA, etc.), os professores em todos os lugares estão à procura de programas e práticas que tenham maior efeito positivo sobre o desempenho do aluno. Certamente esse projeto busca fundamentar a prática e a pesquisa com exemplos do mundo real e aplicações para fornecer uma base sólida para novos educadores. Partindo de pesquisas amplamente documentadas sobre os vários modelos de ensino (e seus subsequentes efeitos positivos sobre o sucesso do aluno), pretende-se nesse projeto dar aos docentes ferramentas adicionais para obterem sucesso em sala de aula.  Pretendemos também apresentar as principais abordagens psicológicas e filosóficas para a fundamentação dos modelos, mas este é sobretudo, um projeto prático.

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