Para a sua Equipe um Encontro de Formação
Continuada/Capacitação
Previsão/Sugestão
do Workshop/Curso/Encontro de 08 horas
Manhã: 8h30 às 10h00 – Palestra I – A Importância
das Metodologias Ativas no desenvolvimento pessoal. Enfoque: Como as
Metodologias Ativas promovem o desenvolvimento de competências e valores
pessoais, acadêmicos e profissionais, e como ela potencializa a aprendizagem
levando ao aumento da performance acadêmica.
10h às 10h30 –
Intervalo
10h30 às 12h00
– Palestra II – Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa em Grupos de PBL, TBL,
Projetos e Cooperative Learning. Enfoque: Como e em que medida ocorrem as
interações entre os grupos de aprendizagem no nível individual, em duplas,
subgrupos, pequenos grupos e grandes grupos (micro e macro) potencializando ou
diminuindo a qualidade da aprendizagem?
Pausa - 12hàs 13h30 – Almoço
Tarde: 13h30 às 15h – Oficinas e Workshop. Iº
Workshop. – Estratégias, Aulas,
Dinâmicas, Jogos e Modelos em Metodologias Ativas - Para a condução do processo
de ensino e aprendizagem ao desenvolver os elementos chaves das metodologias
ativas e cooperativas: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual,
Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária, Processamento e
Dinâmica de Grupo e Interação Promotora (positiva e promotiva) entre os
participantes.
15h às 15h30 –
Intervalo
15h30 às 17h –
Oficinas e Workshop. IIº Workshop. Dinâmicas,
Estratégias, Pesquisas e Ludicidade na Pirâmide da Aprendizagem - As mais
recentes pesquisas sobre a Pirâmide da Aprendizagem, o aumento da aprendizagem
através da concentração, compreensão e retenção, em diferentes caminhos de
ensino e aprendizagem que também envolvem mídias digitais, TI e as disciplinas
do currículo base nacional.
Se a sua
Equipe é formada por docentes da Educação Básica, os workshops poderão ser
divididos em dois grupos:
Grupo I – Educação Infantil e Fundamental 1 (Propostas de Atividades específicas para os estudantes nesta faixa etária)
Grupo II
– Fundamental 2 e Ensino Médio (Propostas de Atividades voltadas aos alunos do sexto ao nono ano, e aos alunos do Ensino Médio).
Apresentar aos docentes
novas estratégias de ensino e aprendizagem baseados em cooperação e
mostrar-lhes a maneira de usar essas ferramentas didático-metodológicas (como
diferentes modelos de ensino) e como construí-las e reconstruí-las é quase um
dever na busca de uma educação de qualidade na modernidade. E com a ênfase
atual na educação brasileira e mundial baseada em padrões (PCNs, ENEM, Prova
Brasil, SARESP, PISA, etc.), os professores em todos os lugares estão à procura
de programas e práticas que tenham maior efeito positivo sobre o desempenho do
aluno. Certamente esse projeto busca fundamentar a prática e a pesquisa com
exemplos do mundo real e aplicações para fornecer uma base sólida para novos
educadores. Partindo de pesquisas amplamente documentadas sobre os vários
modelos de ensino (e seus subsequentes efeitos positivos sobre o sucesso do
aluno), pretende-se nesse projeto dar aos docentes ferramentas adicionais para
obterem sucesso em sala de aula.
Pretendemos também apresentar as principais abordagens psicológicas e
filosóficas para a fundamentação dos modelos, mas este é sobretudo, um projeto
prático.
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Explicações Importantes sobre esse
Encontro/Workshop de Capacitação/Formação
As pesquisas
conduzidas por especialistas em educação da Europa (países com alta performance
no PISA), Estados Unidos e Japão mostram que de fato os alunos aprendem mais e
alcançam melhores resultados acadêmicos nas metodologias ativas baseadas em
aprendizagem cooperativa, ao mesmo tempo em que estudam e se desenvolvem numa
atmosfera mais interativa, colaborativa, participativa e cooperativa. Essa
proposta metodológica sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas
próprias estratégias de metodologias ativas para a melhoria do ensino e da
aprendizagem.
As
Metodologias Ativas baseadas em aprendizagem cooperativa são modernas
metodologias de ensino e aprendizagem fortemente embasada em pesquisas
educacionais e têm se mostrado eficiente em diversos contextos de aprendizagem.
Vários países como, por exemplo, Estados Unidos, Dinamarca, Japão, Canadá,
Austrália, Israel e Finlândia utilizam e incentivam esses modelos, pois eles:
a) promovem o aumento da performance acadêmica,
b) melhoram a autoestima dos estudantes,
c) desenvolvem habilidades de
relacionamento interpessoal,
d) estimulam e criam condições para o protagonismo
dos estudantes,
e) desenvolvem competências profissionais
ligadas ao trabalho em equipe,
f) criam, permitem e propiciam uma
atmosfera educativa que leva a vivência e desenvolvimento de uma educação
sócio-emocional ao promover valores como empatia, responsabilidade,
solidariedade, tolerância e respeito;
g) permitem e incentivam atividades
sociais entre os estudantes.
No minicurso
dado em 8h são apresentados os fundamentos das propostas, mesclando teoria e
prática, além das contribuições de grandes pensadores da educação sobre
aprendizagem, interação, cooperação, solidariedade, competências e
relacionamentos interpessoais, são apresentadas e vivenciadas várias
estratégias, dinâmicas, jogos e atividades para promover o aumento da
aprendizagem e da interação entre os estudantes.
Objetivos
- Promover um
ambiente de formação continuada para os docentes e equipe pedagógica para
compreender e aplicar as grandes contribuições dos autores clássicos, e
contemporâneos na sua ênfase à necessidade de cooperação no ensino e na
aprendizagem;
- Preparar os
docentes para a aplicação prática de variados modelos de ensino e aprendizagem
baseados nas metodologias ativas e na pedagogia da cooperação em consonância
com o avanço da tecnologia, dos saberes e da diversidade;
- Observar,
verificar e analisar as interações e o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo
e interpessoal na aplicação prática dos diferentes modelos de ensino;
- Motivar
docentes estudantes para a aplicação dos pressupostos do ensino e aprendizagem
cooperativa na prática das diferentes atividades do trabalho em grupos;
- Sistematizar
em relatórios, filmagens e outros registros os modelos, as vivências
educacionais e as práticas de ensino e aprendizagem.
Conteúdo
Ao vivenciar
situações de ensino e aprendizagem (workshop), ou nas preleções (palestras),
haverá muita interação entre palestrante e participantes enquanto os seguintes
temas serão trabalhados:
- Apresentação
de aulas, estratégias, dinâmicas e jogos em Metodologias Ativas: Estratégias
para compartilhar conhecimento; para divisão e formação de equipes; para trabalhar
a interação promotora; para o desenvolvimento da responsabilidade; para manter
o silêncio ou diminuir o ruído em grupos produtivos; para planejar as aulas
ativas e cooperativas; para sequência de aulas; dicas e sugestões de filmes
para promover a cooperação e para a formação de valores; sugestões para
acompanhar o ritmo de trabalho nos grupos dos alunos; para construir avaliações
de conhecimento progressivo, cumulativo e sequencial.
- De que
maneira a aprendizagem Cooperativa e Colaborativa promove o aumento do
rendimento escolar, da aprendizagem e da performance acadêmica.
- Como e em
que medida ocorrem as interações entre os grupos no nível individual, duplas,
subgrupos e grandes grupos (micro e macro) potencializando ou diminuindo a
qualidade da aprendizagem.
- Como ensinar
Valores, Competências e Habilidades através das Metodologias Ativas.
- Como os
grupos passam pelas fases de conhecimento, conflito, superação e produtividade.
- As
Estratégias, Dinâmicas, Jogos e Modelos Ativos para a condução do processo de
ensino e aprendizagem.
- Como
alcançar os elementos-chaves: Interdependência Positiva, Responsabilidade
Individual, Desenvolvimento de Habilidades, Participação Igualitária,
Processamento e Dinâmica de Grupo e Interação Promotora (positiva e promotiva)
entre os participantes.
- Projetos
Interdisciplinares potencializam o aprendizado das habilidades de trabalho em
equipe e o protagonismo dos estudantes.
- O passado e
o presente das pesquisas sobre a Pirâmide da Aprendizagem (Dale, 1968; NTL, 1970;
Glasser, 1976; Genovese, 2004; Subramony
et. al., 2014; Carvalho, 2019).
- Sala de Aula
Invertida e o Uso da Pesquisa e Tecnologia da Informação nos Processos de
Ensino e Aprendizagem;
- Aprendizagem
Significativa e Aprendizagem Disruptiva.
- Estudantes
de alta performance acadêmica aprendem mais em grupo ou sozinhos?
- Grupos
Cooperativos e Grupos Competitivos se equivalem quando o assunto é
aprendizagem?
- O tempo de
atenção concentrada se mantém igual em diferentes contextos de ensino e
aprendizagem
- A
importância das Metodologias Ativas – elas buscam aumentar a performance
acadêmica (rendimento) ao motivar e engajar de maneira real os estudantes em
propostas de ensino e aprendizagem para que se desenvolvam e aprendam de forma
autônoma, cooperativa e participativa, a partir de problemas, projetos e
situações reais.
Justificativa
Partindo do
princípio de que a educação é, de certa forma a expressão do contexto cultural
e da história, sabemos que ela por si só não pode modificar todos os problemas
da sociedade, mas sem ela nenhuma grande modificação se faz.
Assim, em
contextos de modernidade, qual prática se reflete em sala de aula e na escola?
Qual prática se reflete nos contextos educativos? Se temos clareza de que, ao
mesmo tempo em que a educação é determinada por um contexto social mais amplo,
ela também pode representar e colaborar para a transformação do contexto
imediato, logo, professores conscientes podem e fazem a aplicação de modernas
estratégias para alcançar seus alunos no contexto da modernidade. Mas um fator
é decisivo nessa reflexão: estar pronto para a mudança. Trata-se de uma tarefa
complexa, que implica o debruçar-se sobre o real e vivenciar a realidade da
transformação do mundo, da sociedade, dos alunos, da escola e, porque não, da
práxis pedagógica, da prática docente.
Ocorreram ao
longo dos últimos anos várias mudanças na postura discente face à modernização
da sociedade. Além disso, outras mudanças estruturais deveriam fazer-nos
repensar nossas práticas: os programas de inclusão, o aumento do acesso, os
PCNs, o avanço da tecnologia, a diversidade, o tratamento da questão quantidade
e qualidade na educação, a sociedade coletiva face ao individualismo do mundo
moderno, a competição predatória no mundo do trabalho diante da necessidade
real de cooperação para a melhoria da qualidade de vida de todos. Diante de
tudo isso, faz-se necessário cada vez mais pensarmos em modelos, estratégias e
métodos que enfatizem a ajuda mútua, a partilha, a cooperação e a solidariedade
pensadas como posturas modernas em termos de didática para a prática da nova
geração de professores numa sociedade digital, interativa e em mudanças
contínuas.
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