sábado, 5 de outubro de 2019

Falando no Congresso sobre a Aprendizagem Cooperativa no contexto das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem

No dia 27 de agosto, fui um dos convidados da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para proferir uma breve palestra sobre a Metodologia da Aprendizagem Cooperativa e sua importância na educação moderna, tendo em vista a sua influência positiva nos indicadores da educação básica, e na formação de competências pessoais e profissionais no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE).
Abrindo a sessão nessa audiência pública organizada pelo deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), mostrei que os modelos de cooperação da educação contemporânea surgiram a partir das propostas dos grandes educadores e pesquisadores da educação (Piaget, Vigotsky, Freire, Zabala, Perrenoud e  outros), e permitiram a construção de caminhos hoje conhecidos como metodologias ativas. Apresentei de maneira resumida as principais pesquisas e estratégias metodológicas dos grupos educativos através da aprendizagem cooperativa em seus elementos fundamentais (responsabilidade individual e de grupo, interdependência positiva, processamento do grupo, interação promotora, formação de valores interpessoais e competências profissionais). Finalizei apresentando os diversos países que promovem a metodologia em projetos ou pesquisas.
Na sequência palestraram de forma brilhante os criadores e coordenadores do Programa PRECE que neste ano celebra 25 anos de atuação contínua. Entre eles, a Ana Maria Teixeira Andrade, que recentemente defendeu sua tese doutoral sobre essa temática; o Elton Luz Lopes, diretor da Escola Alan Pinho Tabosa, que é um dos campos de implementação do PRECE em parceria com a SEDU; o professor Tony Ramos Ribeiro, um dos grandes entusiastas do Programa; e a estudante Aline, do Colégio Alan Pinho Tabosa. Na segunda mesa falaram os líderes políticos do legislativo e do executivo, e ao final o fundador do PRECE, Dr. Manoel Andrade Neto fechou as apresentações falando sobre as realizações do projeto nesses 25 anos do Programa.

O PRECE

A equipe do PRECE trabalha a aprendizagem cooperativa e solidária em um movimento que ajudou milhares de estudantes em seu ingresso nas Universidades e sua formação profissional e pessoal. Vários projetos do PRECE ocorrem em parceria com a Universidade Federal do Ceará (PACCE) e com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (nas escolas e na formação continuada).



O link da sessão na Câmara dos Deputados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário