sábado, 5 de outubro de 2019

Palestra, Workshop e Lançamento da Obra Metodologias Ativas no Mato Grosso


Na UNEMAT em Cáceres, participamos do 10º Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex) e do 2º Seminário da Pós-Graduação da Unemat (Sepós).

O Livro
Na ocasião, nós lançamos a obra “Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL, e Pedagogia de Projetos” (Editora República do Livro – USP, 2019).

O Evento
Foi um projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Assessoria de Políticas Educacionais (APE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), que promoveu o Curso de Formação em Aprendizagem Cooperativa para coordenadores locais do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco). O Dr. Manoel Andrade Neto e eu palestramos e ministramos o curso nos dias 9 e 10 de setembro no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária em Cáceres.
Este Curso tem o objetivo de estimular reflexões sobre a aprendizagem cooperativa e suas células de aprendizagem, potencializando o suporte ofertado aos articuladores, facilitadores e ‘celulandos’ do Programa Focco.

O FOCCO
O Programa Focco foi implantado na Unemat em 2012 pela professora Ana Maria Di Renzo, ex-reitora da Universidade e pró-reitora de Ensino de Graduação à época, que teve como inspiração o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) da Universidade Federal do Ceará (UFC), implantado pelo professor Manoel Andrade. Atualmente, o Focco é desenvolvido nos 13 câmpus universitários da Unemat, além de núcleos pedagógicos.

As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Cooperativa
Na palestra o grupo conheceu de maneira dinâmica e criativa como as Metodologias Ativas criam condições para ensinar mais e melhor aos alunos, promover a educação socioemocional, a criatividade e integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores. Também foi apresentado como as Metodologias Ativas permitem aos estudantes aprender e se desenvolver em diferentes contextos e espaços educacionais, em pequenos grupos, em sala de aula ou fora dela, e em ambientes de formação profissional, e como elas fundamentam as principais estratégias de trabalho nas instituições de ensino e empresas. O legal é que a proposta metodológica atende plenamente aos pressupostos do Projeto FOCCO, que trabalha a aprendizagem cooperativa na Universidade Estadual. É uma proposta que sugere caminhos e dá liberdade aos docentes para criarem suas próprias estratégias cooperativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.


A obra lançada agora em 2019

Na interação após o Workshop

No lançamento do livro com a Ester Andrade

Apresentando a obra no Congresso Regional

Com a equipe diretiva da UNEMAT

Com a Karina Mocheutti

Autógrafos

A equipe da UNEMAT



Com a Dra. Ana Maria Di Renzo

No workshop com os 'focalizadores' do FOCCO


Agradecimentos
Agradecimentos à equipe da UNEMAT, sobretudo à Karina Mocheutti que não mediu esforços para a realização do evento e para a nossa ida.


A Notícia no Mato Grosso
Cuiabano News



Nenhum comentário:

Postar um comentário