Sou um educador que se realiza ao liderar equipes e compartilhar conhecimentos, e essa vocação se traduziu em realidade ao longo das últimas três décadas dedicadas à educação. Ao dirigir equipes em trabalhos educacionais ou administrativos, ao pesquisar e escrever livros, ao lecionar ou em palestras, sempre mesclo teoria e prática, apresentando o que acredito que pode mudar o mundo: conhecimento, visão e ação!
No começo de minha trajetória
profissional, com o propósito de atuar na gestão educacional, cursei Pedagogia com Habilitação em Administração e
Supervisão Escolar. E o interesse pela gestão da educação e estudos aprofundados em filosofia,
somados às pesquisas e estudos sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem definiram o restante
da minha experiência e formação. Tive estudos de Especialização
em Psicologia da
Adolescência no Newbold College
na Inglaterra (1996) e na sequência tornei-me
Mestre em Educação pelo UNASP
(2000), e posteriormente Mestre (2002) e Doutor (2008) em Filosofia, Ética e
Política pela USP (USP-FFLCH São
Paulo e Université François Rabelais,
França) e Pós-Doutor em Filosofia pela USP (USP-FFLCH, 2013). Na juventude eu havia cursado o Bacharelado em Teologia[i].
Ao longo desse percurso
profissional, aprendi muito sobre gestão escolar e
legislação educacional e dessa forma ajudei a criar várias instituições
educacionais e cursos de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo em que
lecionava, recebi convites para atuar na gestão destas instituições, e assim desenvolvi uma ampla experiência no
campo da administração escolar pública e privada. Antes
do IFSP, atuei como Diretor de Escolas de Ensino Fundamental e Médio (1994-1998), Coordenador de Cursos Superiores e Vice-Diretor
de Faculdade (2000-2008). No IFSP-SRQ fui
Diretor Adjunto Educacional (DAE, 2013-2015), coordenei o NAPNE (Núcleo de Assistência ao Portador de
Necessidades Educativas Específicas), a Comissão de
Avaliação Institucional, a equipe do Plano
de Desenvolvimento Institucional – PDI e
a Coordenação da Pós-Graduação em
Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza (2011-2020), todos esses antes
de assumir a Direção Geral
do campus para o período 2021-2024,
que exerço nesse momento. Nos anos de 2023 e 2024 fui convidado pela Reitoria
do IFSP para ser um dos docentes colaboradores do Curso de Metodologias Ativas e Inovadoras para a
rede do IFSP. Tenho por certo que a atuação com foco em qualidade educacional,
proporcionaram a mim e aos meus colegas e alunos, o privilégio de conseguir várias
vezes a Nota Máxima em Avaliações do
INEP-MEC nas instituições em que trabalhei.
Como pesquisador,
individualmente e em equipe[ii]
realizo continuamente estudos sobre as Metodologias Ativas, sobretudo em sua
interface com a Pedagogia da Cooperação[iii].
Sou autor de vários livros e artigos sobre o tema[iv],
com destaque para as obras: ‘Pedagogia da Cooperação – Trabalhando em grupos através
da aprendizagem cooperativa’ (UNASPRESS,
2000 e 2002), ‘Pedagogia de Projetos’ (e-book, 2005), ‘Trabalho em
Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação (SCORTECCI, 2015), em
parceria com Manoel Andrade Neto, ‘Metodologias Ativas: Aprendizagem
Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos’ (REPÚBLICA DO LIVRO, 2019).
Sobre a temática da Educação na Rede Federal, em parceria com Anna Carolina
Salgado Jardim e Clarilza Prado de Sousa, escrevemos
‘A Educação Profissional e Tecnológica no
Brasil e a Rede Federal de Ensino: um olhar retrospectivo’ (REPÚBLICA
DO LIVRO, 2020). Na área da filosofia, no campo de minha especialidade, ética e
política, escrevi os livros ‘O Paradigma das Cavernas’: um ensaio filosófico sobre o conhecimento e as escolhas
(SCORTECCI, 2013), ‘Vindiciae contra Tyrannos: o
direito de resistir’ (Discurso Editorial, 2017); e em parceria com
Sandro Heleno Morais Zarpelão, ‘A Busca da Verdade na era da
pós-verdade’ (República do Livro, 2022). Meu primeiro livro foi a
narrativa da viagem que realizei e entrou para o Guinness Book of Records, intitulado ‘Uma Aventura de Carro pelos Caminhos da América do Sul’
(INGRAFIL, 1996)[v].
Destacadas aqui, objetiva e resumidamente, além de experiência docente de três décadas, a experiência em Administração e Gestão Educacional (cargos, funções, e representações):
Apaixonado pela natureza e um entusiasta de todos os projetos ligados ao verde, à preservação da natureza e a sustentabilidade, em 1993 lançou uma campanha ecológica em todo o continente sul americano através de uma viagem recorde (presente no Guinness Book of Records) que resultou em um livro (Uma Viagem de Carro pelos caminhos da América do Sul).
Como praticante de trekking, mountain bike e montanhismo, atravessou o deserto do Atacama de bicicleta (Arica – Antofagasta), subiu e guiou grupos nas montanhas da região sudeste (Marins, Agulhas, Prateleiras, Couto, Bandeira), além do Nido de Condores (Aconcágua – Argentina-Chile) e já realizou inúmeras travessias ou conduziu grupos nas mais belas trilhas e parques florestais do litoral paulista (Serra da Bocaina, Paranapiacaba, Trilha do Índio, Juréia, Ilha do Cardoso) e PETAR (cavernas).
Frank V. Carvalho (autor e pesquisador)
[1]
Nas duas graduações atuei na liderança estudantil, tendo sido
presidente do Grêmio Estudantil (Bacharelado em Teologia – Línguas Bíblicas) e
presidente do Diretório Acadêmico (Licenciatura em Pedagogia).
[1] Desde 2011, participo no
IFSP-SRQ de um grupo que coordena e realiza pesquisas teóricas e práticas e
projetos na temática da aprendizagem cooperativa, e com isso publica e participa
de eventos nacionais e internacionais (Márcio Pereira, Anna Carolina Jardim e Maria
Júlia Nogueira). São os seguintes projetos aprovados por editais: I – Modelos
de Ensino – Estratégias e Recursos de Ensino e Aprendizagem Cooperativa; II -
Currículo Integrado e Aprendizagem Cooperativa – Experiências com o Curso
Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; III - Currículos Inovadores
Integrados por Projetos Interdisciplinares e Metodologias Ativas; IV - Estudo e
Análise do Currículo Integrado através de Propostas Teórico-Práticas e
Didático-Metodológicas - Experiências e Pesquisas no IFSP (Brasil) e na
Universidade do Porto (Portugal).
[1] Em 2015, o Dr.Márcio Pereira, a Dra. Anna Carolina e eu
representamos o IFSP-SRQ no Fórum Internacional de Educação Tecnológica em
Olinda-PE. Em 2015, representei o Instituto Federal no Congresso Internacional
de Educação com Cooperação na Dinamarca. Em 2019 recebi o convite para
apresentar os estudos e pesquisas sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem
Cooperativa no Congresso, e fui o primeiro a palestrar na Comissão de Educação
da Câmara dos Deputados em Brasília – DF na apresentação dos trabalhos em 27 de
agosto de 2019: (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1107)
[1] Principais publicações com
destaque para as Metodologias Ativas e a Educação na Rede Federal:
CARVALHO,
Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado; SOUSA, Clarilza Prado de. A Educação Profissional e Tecnológica no
Brasil e a Rede Federal de Ensino: um olhar retrospectivo. São Paulo,
Editora REPÚBLICA DO LIVRO, 2020.
ISBN 978-65-87554-02-0.
CARVALHO,
Frank Viana; ANDRADE NETO, Manoel. Metodologias
Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos’. São Paulo,
Editora REPÚBLICA DO LIVRO, 2019.
ISBN: 978-85-85248-02-4.
CARVALHO,
Frank Viana; ZARPELÃO, Sandro Heleno Marais. A busca da verdade na era da
pós-verdade. São Paulo, Editora REPÚBLICA
DO LIVRO, 2022. ISBN: 978-65-87554-22-8.
CARVALHO, Frank Viana; PEREIRA, Márcio; PEREIRA, Iohana
Barbosa. Importância do Pibid na Formação
dos Discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto
Federal de São Paulo – Campus São Roque (SP). Revista de Ensino de Ciências
e Matemática – RENCIMA. 186 REnCiMa, v. 10, n., p. 185-202, 2019. Disponível
em:
http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2154/1200
CARVALHO, Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado. The Curriculum
Integration and Cooperative Learning through the Art and Entrepreneurship
Project in the Integrated Technical Course in Administration at a Federal
Institute – Brazil. International
Journal of Humanities Social Sciences and Education (IJHSSE), Volume 4, Issue
3, March 2017, PP 23-36. ISSN 2349-0373 (Print) & ISSN 2349-0381
(Online): http://dx.doi.org/10.20431/2349-0381.0403004
CARVALHO, Frank Viana. Research
and Experiences on Cooperative Learning on Brazil. Scientia Vitae
Magazine, vol.3, n. 11, janeiro de 2016, p. 02-11. Disponível em:
http://www.revistaifspsr.com/frankjan16.pdf
_______________________. Cooperative
Learning in Brazil. IASCE (International Association for the Study of
Cooperation in Education) - Newsletter Volume 35, Number 3, December 2016.
Disponível em: http://www.iasce.net/home/newsletters
_______________________. Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação.
São Paulo, Editora SCORTECCI, 2015.
_______________________. Experiências da aprendizagem Cooperativa no Brasil. International Conference of IASCE (International Association for the
Study of Cooperation in Educaction) at Odense, Denmark, 01-03 october, 2015.
CARVALHO, Frank Viana; JARDIM, Anna Carolina Salgado;
ALEXANDRE, Denise Marques. A Integração
Curricular e a Aprendizagem Cooperativa no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia: Uma Experiência no Curso Técnico Em Administração
Integrado ao Ensino Médio. Anais do Congresso EDUCERE, XIIº Congresso
Nacional de Educação. PUC-PR 26 a 29 de outubro de 2015. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19796_8063.pdf
CARVALHO, Frank Viana.
Estratégias e recursos de ensino através
da Aprendizagem Cooperativa aplicados aos graduandos da Licenciatura em
Ciências Biológicas. Scientia Vitae, vol. 1, n. 1, junho, 2013, p. 62-77.
Disponível em:
http://www.revistaifspsr.com/sv_1_1_frank.pdf
_______________________.
Ensino e Aprendizagem Cooperativa –
Promovendo o trabalho em grupo na sala de aula (p. 09-32) in UNGLAUB, Eliel. Aprendizagem -
Múltiplas Visões sobre o Aprender. 1ª ed. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2011.
v. 1. 155p.
_______________________.
Por que aprendizagem cooperativa?
Revista Cooperação Online, v. agosto, p. 8-10, 2011.
CARVALHO,
Frank Viana; CARVALHO, Delly Danitza Lozano. Pedagogia de Projetos. Revista Cooperação Online, Ano 6, Vol. 2,
Fevereiro de 2009. Disponível em:
https://docs.wixstatic.com/ugd/288400_98f834bf2c9c4e03a8e230fb833210c9.pdf
CARVALHO,
Frank Viana. Pedagogia da Cooperação: trabalhando com os grupos através da
Aprendizagem Cooperativa. Engenheiro Coelho-SP, Editora UNASPRESS, 2000 (1ª
Edição) e 2002 (2ª e 3ª Edição).
_______________________.
Pedagogia de Projetos. São Paulo,
e-book, 2002, (2005).
_______________________. Metodologia
da Aprendizagem Cooperativa. Revista da Escola Adventista, UNASP - Arthur
Nogueira, v. 06, p. 09-12, 2000.
_______________________.
Projeto Pedagógico Central do Brasil.
Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n.27, p. 48-57, 1999.
Parabéns!Sou diretora do Instituto de Educação Cooperar de Campo Grande MS, e o nosso fazer pedagógico é pautado na Pedagogia da Cooperação.
ResponderExcluir