A equipe da Rede educacional da APEC sabe que não se pode negar o valor positivo dessa nova ênfase
didático-metodológica no trabalho docente e na formação dos estudantes,
sobretudo o seu impacto no ensino básico. É certo que nessa nova ênfase, a abordagem didática das Metodologias Ativas deu um grande
salto qualitativo buscando nas relações de ensino e aprendizagem direcionar o
foco para o estudante, seu pensamento, seu engajamento, seu protagonismo, sua
ação e sua capacidade crítica. Se, historicamente falando, a
teoria sempre teve preponderância sobre a prática, esse novo olhar trouxe
mais equilíbrio a essa relação e isso ocorreu em função de alguns fatores
objetivos: a organização dos grupos de estudo e aprendizagem; a utilização de
estratégias metodológicas interativas e colaborativas; as novas concepções de
pensamento e de relações interpessoais; o protagonismo dos estudantes; a ação
coletiva; e, finalmente, os modernos mecanismos da tecnologia da informação em
uma sociedade digital.
Foram dias de muito aprendizado e crescimento (27 e 28 de janeiro de 2020) para todos. Muito obrigado aos organizadores (profa. Marcya Dalya e prof. Anderson)! Parabéns Caruaru, parabéns APEC!!!
 |
Prof. Frank fala e interage com o grupo de educadores da APEC em diferentes momentos |
 |
Profa. Danitza fala à equipe da APEC na proposta de atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental |
Nenhum comentário:
Postar um comentário