Para olhar o futuro -, a gestão 2025-2028 -, é necessário respaldar-se nas conquistas do período 2021-2024, ao considerarmos uma educação inclusiva e de qualidade, nos parâmetros de uma real aprendizagem e desenvolvimento:
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Implantação de
uma proposta de aprendizagem cooperativa
e solidária (Proposta pedagógica do Programa Escolas2030 no campus);
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Formação docente para viabilizar a
implantação da aprendizagem cooperativa e solidária;
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Formação discente para motivar os estudantes
a uma melhoria da aprendizagem nas
atividades individuais, em duplas e grupos cooperativos;
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Parcerias
com instituições de Ensino que são referência para a promoção do
ensino, pesquisa e extensão: Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade La Rioja
- Espanha, Universidade do Minho -
Portugal, Universidade do Chile,
Escola Alan Pinho Tabosa, Pentecoste
– Ceará, Escola Antônio Coelho Ramalho,
Ibiúna – São Paulo, e várias outras;
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Utilização do autoconhecimento nas habilidades, competências e inteligências
múltiplas para o aumento do engajamento e aprendizagem dos discentes, e para a
melhoria dos relacionamentos interpessoais nas atividades em grupo;
·
Pesquisas efetivas com a parceria e
participação da Universidade de São Paulo no estudo focado no desenvolvimento
das seguintes dimensões de aprendizagem: empatia,
colaboração, criatividade, protagonismo e autoconhecimento;
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Enfoque no protagonismo estudantil, seja na atuação extraclasse, seja no
engajamento dos discentes para alcançarem os alvos de construção do
conhecimento
·
Melhoria
das notas no IDEB no período pós-pandemia, participação no projeto Escolas2030 são exemplos de
resultados alcançados por meio do engajamento de docentes e
técnicos-administrativos nas ações propostas e desenvolvidas nesse período;
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Consolidação
do NAPNE como núcleo de estudos e como um setor na promoção das
aprendizagens dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
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Participação e conquista de medalhas em
diversas Olimpíadas do conhecimento
(Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Astronomia e outras);
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Aprovação de egressos do Ensino Médio Integrado em várias instituições públicas de referência da educação superior
e absorção de profissionais formados no Ensino Superior no mundo do trabalho,
em programas de pós-graduação e em oportunidades profissionais e/ou de formação
continuada no exterior;
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Ampliação
da equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP);
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Aprovação
no PDI 2024-2028 de novos cursos de Ensino Médio, Superior e
Pós-Graduação, promovendo aumento do
número de vagas e oportunidades para os discentes no campus e alcançando as
metas institucionais;
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Aprovação
de discentes do ensino médio integrado e do ensino superior em programas
institucionais de mobilidade estudantil no exterior, com o apoio da
Arinter/IFSP;
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Excelência
nos resultados do ENADE e de renovação de reconhecimento de cursos superiores
do campus;
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Absorção
de estagiários externos no campus em diversas áreas do conhecimento e apoio às
demandas de estágio dos discentes de todos os cursos.
São princípios de ação referentes ao ensino para a gestão
2025-2028:
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Incentivo contínuo à
formação continuada com especial atenção aos valores institucionais, ao
dinamismo da inteligência artificial, às metodologias inovadoras de ensino e à
modernização dos processos de gestão de pessoas, de processos e de recursos;
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Dar suporte completo à
criação dos novos cursos propostos no PDI 2024-2028;
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Subsidiar e apoiar as ações
dos Núcleos Avançados de Pesquisa e Atividades do campus;
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Em parceria com a Comissão
Central de Permanência e Êxito, ampliar as ações para o benefício dos
estudantes em sua formação acadêmica e profissional;
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Dar suporte à Comissão Local do PDI 2024-2028 nas ações efetivas
para resolver os desafios de cada curso;
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Apoiar os setores de ensino, os as coordenações de curso e docentes
em todos os programas e ações que contribuam para o alcance da missão
institucional;
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Assegurar que os programas de assistência estudantil sejam abertos
e conhecidos pelos estudantes, ampliando, na medida do possível o acesso aos
recursos advindos desses programas;
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Ampliar as ações do Programa Escolas2030, sobretudo nos aspectos
pedagógicos e incentivar a realização de projetos, propostas, programas e
variadas ações que tenham por alvo a melhoria da qualidade do ensino e da
aprendizagem, e estratégias para a integração curricular;
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Incentivar e apoiar as ações do NAPNE na prática de uma educação
verdadeiramente inclusiva;
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Continuar os investimentos em estrutura para que os ambientes
educativos sejam cada vez mais adequados, modernos e inclusivos;
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Modernizar a comunicação nos espaços dos murais e no site
institucional;
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Ampliar os incentivos à arte e cultura no campus;
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Apoiar as ações de recepção
dos novos discentes, sobretudo promovidas pelos discentes veteranos, sempre
enfatizando que a Instituição é um ambiente respeitoso, acolhedor e inclusivo;
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Motivar e incentivar cada vez mais a prática de atividades físicas
e esportes pela comunidade acadêmica;
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Incentivar a divulgação das campanhas nacionais de saúde física e
emocional no campus (ex. Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul,
Dezembro Vermelho, dentre outras);
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Incentivar continuamente a participação nas Olimpíadas de
Conhecimentos (Química, Física, Biologia, Matemática, Informática, Língua
Portuguesa e outras).
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