Ensino - Propostas 2025-2028

Propostas para o Ensino (Quadriênio 2025-2028)

Para olhar o futuro -, a gestão 2025-2028 -, é necessário respaldar-se nas conquistas do período 2021-2024, ao considerarmos uma educação inclusiva e de qualidade, nos parâmetros de uma real aprendizagem e desenvolvimento:

·         Implantação de uma proposta de aprendizagem cooperativa e solidária (Proposta pedagógica do Programa Escolas2030 no campus);

·         Formação docente para viabilizar a implantação da aprendizagem cooperativa e solidária;

·         Formação discente para motivar os estudantes a uma melhoria da aprendizagem nas atividades individuais, em duplas e grupos cooperativos;

·         Parcerias com instituições de Ensino que são referência para a promoção do ensino, pesquisa e extensão: Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Universidade La Rioja - Espanha, Universidade do Minho - Portugal, Universidade do Chile, Escola Alan Pinho Tabosa, Pentecoste – Ceará, Escola Antônio Coelho Ramalho, Ibiúna – São Paulo, e várias outras;

·         Utilização do autoconhecimento nas habilidades, competências e inteligências múltiplas para o aumento do engajamento e aprendizagem dos discentes, e para a melhoria dos relacionamentos interpessoais nas atividades em grupo;

·         Pesquisas efetivas com a parceria e participação da Universidade de São Paulo no estudo focado no desenvolvimento das seguintes dimensões de aprendizagem: empatia, colaboração, criatividade, protagonismo e autoconhecimento;

·         Enfoque no protagonismo estudantil, seja na atuação extraclasse, seja no engajamento dos discentes para alcançarem os alvos de construção do conhecimento

·         Melhoria das notas no IDEB no período pós-pandemia, participação no projeto Escolas2030 são exemplos de resultados alcançados por meio do engajamento de docentes e técnicos-administrativos nas ações propostas e desenvolvidas nesse período;

·         Consolidação do NAPNE como núcleo de estudos e como um setor na promoção das aprendizagens dos estudantes com necessidades educacionais específicas;

·         Participação e conquista de medalhas em diversas Olimpíadas do conhecimento (Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Astronomia e outras);

·         Aprovação de egressos do Ensino Médio Integrado em várias instituições públicas de referência da educação superior e absorção de profissionais formados no Ensino Superior no mundo do trabalho, em programas de pós-graduação e em oportunidades profissionais e/ou de formação continuada no exterior;

·         Ampliação da equipe da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP);

·         Aprovação no PDI 2024-2028 de novos cursos de Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, promovendo aumento do número de vagas e oportunidades para os discentes no campus e alcançando as metas institucionais;

·         Aprovação de discentes do ensino médio integrado e do ensino superior em programas institucionais de mobilidade estudantil no exterior, com o apoio da Arinter/IFSP;

·         Excelência nos resultados do ENADE e de renovação de reconhecimento de cursos superiores do campus;

·         Absorção de estagiários externos no campus em diversas áreas do conhecimento e apoio às demandas de estágio dos discentes de todos os cursos.

 

São princípios de ação referentes ao ensino para a gestão 2025-2028:

·         Incentivo contínuo à formação continuada com especial atenção aos valores institucionais, ao dinamismo da inteligência artificial, às metodologias inovadoras de ensino e à modernização dos processos de gestão de pessoas, de processos e de recursos;

·         Dar suporte completo à criação dos novos cursos propostos no PDI 2024-2028;

·         Subsidiar e apoiar as ações dos Núcleos Avançados de Pesquisa e Atividades do campus;

·         Em parceria com a Comissão Central de Permanência e Êxito, ampliar as ações para o benefício dos estudantes em sua formação acadêmica e profissional;

·         Dar suporte à Comissão Local do PDI 2024-2028 nas ações efetivas para resolver os desafios de cada curso;

·         Apoiar os setores de ensino, os as coordenações de curso e docentes em todos os programas e ações que contribuam para o alcance da missão institucional;

·         Assegurar que os programas de assistência estudantil sejam abertos e conhecidos pelos estudantes, ampliando, na medida do possível o acesso aos recursos advindos desses programas;

·         Ampliar as ações do Programa Escolas2030, sobretudo nos aspectos pedagógicos e incentivar a realização de projetos, propostas, programas e variadas ações que tenham por alvo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, e estratégias para a integração curricular;

·         Incentivar e apoiar as ações do NAPNE na prática de uma educação verdadeiramente inclusiva;

·         Continuar os investimentos em estrutura para que os ambientes educativos sejam cada vez mais adequados, modernos e inclusivos;

·         Modernizar a comunicação nos espaços dos murais e no site institucional;

·         Ampliar os incentivos à arte e cultura no campus;

·         Apoiar as ações de recepção dos novos discentes, sobretudo promovidas pelos discentes veteranos, sempre enfatizando que a Instituição é um ambiente respeitoso, acolhedor e inclusivo;

·         Motivar e incentivar cada vez mais a prática de atividades físicas e esportes pela comunidade acadêmica;

·         Incentivar a divulgação das campanhas nacionais de saúde física e emocional no campus (ex. Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, dentre outras);

·         Incentivar continuamente a participação nas Olimpíadas de Conhecimentos (Química, Física, Biologia, Matemática, Informática, Língua Portuguesa e outras).


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